
CURSO
APRIMORAMENTO em ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES E PROVAS ESCOLARES utilizando a METODOLOGIA CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem).
Nível: APRIMORAMENTO*
Início: 07 de maio de 2022 (aula gravada).
INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS ATÉ 14/06/2022.
Duração: 12 Meses
Carga horária: 120 horas/aula.
Modalidade Híbrida: Conteúdo Online + Aulas Síncronas Mensais.
*A realização do aprimoramento é condição fundamental para realização no processo de licenciamento da Metodologia CDRA. O aprimoramento é reservado a profissionais da educação e/ou saúde com prática profissional e/ou formação na área de Educação.
SOBRE O CURSO:
A Metodologia CDRA — Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem, é uma metodologia que respeita a singularidade de cada aluno e potencializa seu aprendizado e desenvolvimento. Tem atuação preventiva, remediativa e intensiva, tendo como foco uma importante ferramenta: as Adaptações Curriculares.
Ela permite que professores, psicopedagogos, fonoaudiólogos educacionais e demais profissionais da área de educação utilizem as Adaptações Curriculares como Ferramenta de Recuperação de Defasagens Pedagógicas.

SOBRE A PROFESSORA:
Rosana Mendes Ribeiro
Fonoaudióloga Educacional, reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, pós-graduada em Neuroeducaçâo, Psicopedagoga, Doutoranda em Ciências da Educação, Líder em Aprendizagem pela HarvardX, integra a equipe do GI3TES-Lab. de Investigação Europeia Multid. Diretora. do Núcleo Aprende. Prof. nos cursos de aprimoramento e pós-graduação em “Neurociência” do CEFAC em SP, PE, RJ e Goiânia. Precursora do projeto “CRA-Classificação para Reenquadramento de Aprendizagem”, com assessoria em avaliativas adaptadas dos ensinos Fundamental e Médio, rede PÚBL. e PRIV. de SP. Reconhecido como “METODOLOGIA CDRA” pela SEE/SP. AUTORA DO PROTOCOLO CRA – Classificação para Reenquadramento de Aprendizagem, dos MANUAIS de Modelos de Avaliativas Adaptadas dos ensinos Fundamental e Médio (2015) e do FALABETIZANDO auxílio ALFABETIZAÇÃO (2020) – BENEFICIÁRIO DA CAMPANHA CHILDREN’S WALK-ROCHE FARMA-2020. VENCEDORA DO 12º PRÊMIO MÁRIO COVAS 2016/2017-SEE/SP, juntamente a DER Centro-Oeste/SP e do PRÊMIO PROF. DR. FERNANDO CAPOVILLA – EXCELÊNCIA METODOLÓGICA/LABORATÓRIOS DE PESQUISA – BRAIN CONNECTION 2019/2020.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8912766210570116
Instagram: https://www.instagram.com/rosanamendesribeirooficial/

QUEM IRÁ SE BENEFICIAR DESSE CURSO?
Profissionais interessados em aprofundar-se no tema, como: fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos e supervisores, e todos os que atuam na área da educação.

HORÁRIO:
O curso é composto de 14 encontros online síncronos ao-vivo (aula inaugural, 12 encontros mensais e um encontro de encerramento) com a professora no Google Meet, mais 12 módulos de estudo assíncronos (com videoaulas, atividades interativas e material de estudo complementar) na plataforma EaD Núcleo Aprende, ambos mensais.
PROGRAMA:
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- MÓDULO 01 — Introdução e Apresentação da Metodologia CDRA / Reflexão sobre os Conceitos de Diversidade Escolar e Laudos Clínicos.
- MÓDULO 02 — O Vínculo Afetivo entre Professores e Alunos no Processo Ensino-Aprendizagem.
- MÓDULO 03 — Apresentação do Protocolo CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem) — Questionário Pontuado.
- MÓDULO 04 — Dificuldades Escolares, Transtornos Funcionais e Deficiências Intelectuais, no que diferem?
- MÓDULO 05 – Bases Cognitivas e Funcionamento Cerebral de Alunos com Dificuldades Escolares.
- MÓDULO 06 — Oficina: Confecção de Prova Adaptada para Alunos do Grupo II — Verde — Tendência a Dificuldades Escolares.
- MÓDULO 07 — Funcionamento Cerebral em Alunos com Transtornos Funcionais — Especificamente Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
- MÓDULO 08 – Funcionamento Cerebral em Alunos com Transtornos Funcionais — Especificamente Dislexia
- MÓDULO 09 — Funcionamento Cerebral em Alunos com Transtornos Funcionais — Especificamente Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- MÓDULO 10 — Oficina: Confecção de Prova Adaptada para Alunos do Grupo III — Laranja — Tendência a Transtornos Funcionais.
- MÓDULO 11 — Funcionamento Cerebral em Alunos com Deficiência Intelectual (DI).
- MÓDULO 12 — Oficina: Confecção de Prova Adaptada para Alunos do Grupo IV — Vermelho — Tendência a Déficits Intelectuais
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O programa do curso, assim como os professores, podem ser modificados sem aviso prévio.
CRONOGRAMA DO CURSO:

INVESTIMENTO:
Inscrição/matrícula: R$ 120,00
Mensalidades: 12 x de R$ 380,00
Oferecemos descontos para grupos, consultar as condições de desconto.
Forma de pagamento: boleto bancário ou cartão via PagSeguro.
INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS ATÉ 14/06
Lembramos que a realização do curso de Aprimoramento é a condição básica para realizar o processo de Licenciamento na Metodologia CDRA, e está disponível exclusivamente para profissionais da educação e/ou saúde (com atuação de apoio na área de educação) e estudantes da área.